O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi instituído em 1979 com o objetivo principal de melhorar a qualidade do ensino de graduação oferecendo uma formação acadêmica de excelência. Inicialmente, com o nome de Programa Especial de Treinamento, estava subordinado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). No ano de 1999 deixou de ser vinculado à CAPES e teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Projetos Especiais de Modernização e Qualificação do Ensino Superior – DEPEM. Desde então, vem sendo executado, levando em conta as diretrizes e os interesses acadêmicos das Universidades às quais se vincula, e que passaram a ser responsáveis por sua estruturação e coordenação. O PET é um programa de caráter tutorial formado por um grupo composto de um tutor e dezoito alunos, sendo 12 bolsistas e 6 não bolsistas, que por sua vez trabalham ativamente no desenvolvimento de trabalhos relacionados a Ensino, Pesquisa e Extensão. Os alunos do PET têm a possibilidade de se preparar para o exercício profissional de forma crítica, ética e consciente por meio do trabalho em grupo uma vez que o programa propicia aos alunos do grupo condições para a realização de inúmeras atividades extracurriculares.

Os primeiro tutores responsáveis pelo grupo foram Germano Lambert Torres e Maurílio Pereira Coutinho, respectivamente. Em julho de 2016, Thiago Clé de Oliveira tornou-se o professor tutor do grupo, sendo responsável por tal tarefa até os dias atuais. Em sua gestão, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do grupo como um todo, as atividades passaram a ser realizadas em grupos, e em decorrência de tal alteração, em meados de 2019 o grupo criou 3 subgrupos, sendo eles:

  • Comunicação:

    Esta comissão é responsável pela realização de atividades do grupo PET Elétrica. É dividida em duas subequipes: eventos internos e eventos externos. Os eventos internos são responsáveis por organizar os mini cursos, treinamentos e capacitações para o grupo PET, comunicação entre o PET com o corpo docente, CA’s, outros grupos PET’s, etc. Enquanto os eventos externos são responsáveis pelas visitas técnicas, eventos dentro da universidade, organizar palestras, intermediar os projetos de ações sociais, oferta de minicursos para a comunidade acadêmica, comunicação com os discentes e Interpet.

    No segundo semestre de 2019, quando as comissões foram criadas, a comissão de comunicação organizou a capacitação dos PETianos nos minicursos de Arduino e do software ANAFAS, a visita técnica na Balteau Produtos Elétricos LTDA em Itajubá, divulgação de monitorias, etc.

  • Recursos Humanos:

    A comissão de Recursos Humanos tem o intuito de organizar e verificar o funcionamento dos projetos, bem como a participação dos membros em cada uma das atividades e no grupo como um todo. Outro objetivo é facilitar a comunicação das demandas dos membros para o grupo, assim como avaliar a evolução do grupo ao longo do ano, tanto de forma técnica como interpessoal.

    Essa foi criada em 2019, junto com as outras comissões e conta com a participação de quatro membros do grupo PET. A primeira atividade desenvolvida pela comissão foi a aplicação de autoavaliação, o que permitiu conhecer qual era a demanda do grupo, assim como o que era esperado desta. Dessa forma, foi possível organizar melhor os projetos por meio da regulação do número de membros em cada atividade e número de atividades por membros, visando atingir o ponto ótimo de atuação de cada membro no grupo.Outra medida de acompanhamento do grupo é o relatório de atividades a cada reunião, em que se pode acompanhar a frequência dos membros e reuniões, assim como o andamento da atividade.

  • Financeiro:

    Esta comissão é constituída por dois membros, sendo o próprio tutor e um aluno. Como o nome já sugere, é responsável pelas finanças do grupo, tendo como objetivo a compra de itens para o desenvolvimento de alguns projetos, além da confecção de relatórios para prestação de contas.