Atividades de ensino 2021

Na parte de Ensino, os trabalhos do PET se concentram em desenvolver habilidades e técnicas de ministração de aulas fomentando nos alunos petianos o gosto pela área acadêmica bem como pelo magistério. Nós do PET Elétrica trabalhamos como monitores em diversas disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da Unifei, desenvolvendo materiais didáticos, ministrando aulas, elaborando provas e fazendo a avaliação dos alunos sobre a supervisão de um professor. Além disso, auxiliamos diversos professores em disciplinas expecíficas.

Capacitação dos membros do PET em softwares e hardwares de simulação

Carga horária: 120 horas
Data de início da atividade: 04/01/2021
Data do fim da atividade: 31/12/2021

Descrição e justificativa:
As técnicas de simulação têm se tornado cada vez mais confiáveis com o avanço da tecnologia, tornando-as conhecimento extremamente importante para a engenharia. Assim, esta atividade busca capacitar os alunos em diferentes softwares e equipamentos de simulação que podem ser usados tanto em ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho, de modo a auxiliar o aluno no dia-adia e, também, possibilitar a propagação desse conhecimento à toda comunidade.

Objetivos:

  • Capacitar os alunos em diferentes softwares e equipamentos de simulação;
  • Tornar os alunos capazes de auxiliar os professores em eventuais cursos, disciplinas e atividades de pesquisa em laboratórios.

Metodologia:
Serão contatados os professores responsáveis pelos laboratórios de interesse dos PETianos, verificando a possibilidade de fornecerem treinamentos com a condição de ter, posteriormente, a ajuda dos PETianos capacitados. Estes treinamentos podem envolver o uso de diversos softwares de simulação ou ainda os softwares que gerenciam o funcionamento dos hardwares a serem estudados. Nestas duas situações, os treinamentos podem ser conduzidos de forma remota, ainda na fase de paralisação das atividades presenciais. Quando o retorno presencial for possível, serão abordadas as capacitações sobre o uso dos hardwares nos respectivos laboratórios.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

  • Aprofundamento dos conhecimentos em técnicas de simulação;
  • Aprofundamento nos conhecimentos teóricos do curso;
  • Contato dos alunos com os professores do curso;
  • Experiência dos alunos no ensino.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação será feita pelo número de alunos capacitados, número de treinamentos recebidos pelos alunos e participação dos alunos em eventuais cursos como auxiliares ou monitores.

Oferta de Minicursos à Comunidade

Carga horária: 100 horas
Data de início da atividade: 01/01/2021
Data do fim da atividade: 31/12/2021

Descrição e justificativa:
DDevido à necessidade do conhecimento em diversos softwares pra os profissionais da área, como o AutoCAD, e, aliado a isto, faz-se necessário a confecção de documentos com um nível apropriado, utilizando-se editores de texto como o LaTex. Com isso, propõe-se a realização de diversos minicursos, sendo alguns minicursos principais: 1) AutoCAD básico, para a familiarização com o software e a abordagem de comandos básicos e em projetos elétricos; 2) 2o módulo de AutoCAD, exclusivo para a parte de Elétrica, atendendo às necessidades de um Engenheiro Eletricista 3) editor de texto LaTex, pois durante a graduação ou até mesmo atuando profissionalmente, se faz necessário produzir relatórios, artigos científicos, entre outros documentos de grande relevância, que devido ao seu valor, devem ser escritos de maneira formal e bem estruturada.

Objetivos:

  • Primeiramente, fazer a capacitação dos integrantes do PET Elétrica, a fim de que estes possam auxiliar nos Minicursos;
  • Oferecer a outros interessados, além do grupo PET, as principais ferramentas dos softwares que serão ensinados, como por exemplo, AutoCAD e LaTeX, bem como usá-las em projetos específicos, além de projetos Elétricos e produções acadêmicas.

Metodologia:
Os integrantes do PET que possuem conhecimento nos softwares irão capacitar, primeiramente, os PETianos, a fim de obter a ajuda destes para minicursos posteriores.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

  • Obtenção de conhecimentos nos softwares abordados;
  • Habilidades em AutoCAD básico e voltado para projetos Elétricos;
  • Habilidades em LaTeX, na produção de documentos formatados e bem estruturados;
  • Ganho de experiência dos PETianos com atividades de ensino.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação será realizada pelo número de PETianos capacitados e número de alunos da UNIFEI (ou até comunidade externa) que participarão dos Minicursos. Questionários serão respondidos pelos participantes de cada edição dos treinamentos, de forma a avaliar a qualidade da oferta, contribuindo para a melhoria das edições seguintes.

Monitorias em disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica

Carga horária: 480 horas
Data de início da atividade: 04/01/2021
Data do fim da atividade: 31/12/2021

Descrição e justificativa:
Esta atividade consiste na realização de monitorias para disciplinas específicas dos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica do campus Itajubá da Unifei, visando auxiliar os alunos de graduação através da criação de vídeos sobre os conteúdos, resolução de exercícios e atendimentos para esclarecimentos teóricos e práticos. Trata-se, portanto, de uma atividade voltada ao ensino.

Objetivos:

  • Contribuir para um melhor desempenho dos discentes nas disciplinas centrais dos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, aprimorando o aprendizado e combatendo as altas taxas de retenção e evasão.

Metodologia:
Ao início de cada semestre letivo, será disponibilizado um questionário aos alunos do curso para que sejam identificadas as disciplinas com maior demanda por atendimento. Com base no resultado deste questionário, serão definidas para quais delas serão ofertadas as monitorias, bem como os membros do PET responsáveis por cada uma delas. Com a perspectiva de mais um ano letivo em regime remoto, os atendimentos serão realizados através de redes sociais e e-mail. Para isso, os contatos dos monitores serão divulgados através das páginas do PET e, também, enviados aos professores das respectivas disciplinas, para que sejam repassados a todos os alunos matriculados. Em caso de retorno às atividades presenciais, são previstos, ainda, atendimentos em sala e plantões de dúvidas nos períodos que antecedem as avaliações. Os monitores serão responsáveis tanto por sanar as dúvidas dos alunos que os procurarem, quanto por produzir conteúdos didáticos, como resumos, resoluções de exercícios, pequenas vídeo-aulas e formulários, que serão divulgados através das redes sociais do PET.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Melhoria da qualidade do aprendizado nas disciplinas centrais dos cursos e, consequentemente, em uma redução nas taxas de retenção e evasão.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação será feita através de questionários, destinados aos alunos atendidos, acerca da eficiência e pertinência dos atendimentos e dos conteúdos disponibilizados. Quando possível, serão comparadas as taxas de aprovação das disciplinas atendidas com aquelas de semestres anteriores. Também serão verificados os índices de curtidas, compartilhamentos, visitas, dentre outras formas disponibilizadas pelo meio de comunicação.