Atividades de extensão 2021

Nos trabalhos de extensão o PET deve realizar trabalhos no sentido de levar conhecimento à sociedade e também realizar trabalhos de caráter social. Nesse sentido o PET Elétrica realiza constantemente workshops sobre os trabalhos do PET e também sobre assuntos da área de energia elétrica de interesse a toda a comunidade acadêmica assim como para a sociedade como um todo.

Divulgação do grupo PET Elétrica

Carga horária: 100 horas
Data de início da atividade: 04/01/2021
Data do fim da atividade: 31/12/2021

Descrição e justificativa:
A atividade de divulgação do grupo PET Elétrica ocorre em diferentes redes sociais, bem como por meio do site, com o intuito de expor atividades, minicursos, projetos e eventos realizados pelo grupo, os membros, as visitas técnicas, participação em eventos, assim como da transmissão de informações sobre o setor elétrico, tecnologias e sobre vagas de estágio para área de engenharia elétrica e eletrônica, além de informações importantes do curso e da instituição. Os endereços das redes sociais são:

  • Endereço da página: https://www.facebook.com/peteletricaunifei/
  • Endereço do site: https://peteletricaunifei.blogspot.com/p/inicio.html
  • Endereço do Linkedin: https://br.linkedin.com/in/pet-eletrica-unifei-3b1037187
  • Endereço do Intagram: https://www.instagram.com/peteletricaunifei/
  • Endereço do canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC5Fy4NlGFrNFvTqVKUNhrag

Objetivos:

  • Divulgar as atividades do grupo PET: edital, processo seletivo, workshop e Interpet;
  • Divulgar os projetos realizados pelo grupo;
  • Comunicar os alunos sobre as monitorias e cursos;
  • Facilitar a comunicação com os membros do PET;
  • Auxiliar os alunos no esclarecimento de possíveis dúvidas;
  • Divulgação de vagas de estágio;
  • Comunicar sobre datas e editais importantes para os cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Unifei;
  • Exposição de notícias sobre novas tecnologias no setor elétrico;
  • Divulgar informações sobre as atividades de outros grupos PET, tanto da Unifei, quanto do restante do país;
  • Integrar as redes sociais do grupo PET Elétrica da Unifei com as demais redes sociais do Programa (Cenapet, MobilizaPET, DivulgaPET e DiversificaPET);
  • Divulgar curiosidades sobre a área de Engenharia Elétrica.

Metodologia:
A atividade será realizada por meio da divisão de tarefas, onde terão membros responsáveis por cada meio de divulgação. As postagens da página no Facebook serão divididas em quatro tipos: atividades realizadas pelo PET; notícias e curiosidades sobre tecnologia e o setor elétrico; vagas de estágio e divulgação de informações sobre monitorias, processos seletivos, workshop. Além dessas atividades mais frequentes, a página será utilizada para repasse de informações importantes para os cursos, como prazo para inscrição em TFG, editais, datas importantes do curso. O site será utilizado com conteúdo mais fixo, onde serão apresentados os projetos, os membros, o planejamento e a organização interna. O Instagram será mais utilizado para exposição das atividades realizadas pelo grupo, bem como realização e participação em eventos. E, por último, o Linkedin visa apresentar o perfil do grupo, criando uma rede de contatos com egressos, outros profissionais da área, empresas, bem como apresentar as atividades desenvolvidas pelo grupo. Para todas as redes sociais serão estipulados cronogramas, de modo a manter uma continuidade das postagens e assim levar a uma boa divulgação.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se que o grupo possa ter maior visibilidade tanto de forma institucional como no mercado de trabalho, visando mostrar as atividades desenvolvidas pelos membros, sua organização, e assim destacar os alunos como mais preparados devido a diferentes vivências no ambiente PETiano. Além disso, espera-se promover uma maior comunicação tanto com os discentes da Unifei quanto com os de outras instituições, para poder auxiliar estes em suas dúvidas, sejam elas quanto a disciplina, carreira, etc. Deseja-se que o PET seja um grupo acessível, de modo a auxiliar todos aqueles que procurarem, contribuindo assim para uma melhor formação profissional e pessoal, tanto dos PETianos quanto dos demais discentes.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A metodologia de avaliação será composta de duas maneiras, a primeira delas é a forma quantitativa, onde serão verificados os índices de curtidas, compartilhamentos, visitas, dentre outras formas disponibilizadas pelo meio de comunicação. Já a segunda forma, consiste na acessibilidade do grupo em relação a comunidade, ou seja, se estamos sendo vistos como um grupo produtivo, se estamos auxiliando aqueles que entram em contato conosco, se estamos tendo bons relacionamentos com empresas e outros setores do mercado de trabalho.

Projeto de Extensão ArduEasy: Aulas de Arduíno

Carga horária: 100 horas
Data de início da atividade: 04/01/2021
Data do fim da atividade: 31/12/2021

Descrição e justificativa:
O projeto visa realizar atividades didáticas, para alunos do ensino médio da rede pública de Itajubá e da comunidade Unifei, cujo conteúdo permita uma relação teórico-prática entre as disciplinas da sua grade curricular regular e o aprofundamento proporcionado pelo manuseio da placa Arduíno (equipamento utilizado para controle de circuitos eletrônicos). Dessa forma proporcionando um aumento de interesse e compreensão da tecnologia apresentada e do mundo acadêmico de ensino superior. É uma forma de integração entre universidade e comunidade a partir de um projeto que desenvolve aprendizagem e habilidades para todos os participantes.

Objetivos:

  • O projeto de extensão apresentado tem como objetivo a aproximação da comunidade local com o ambiente universitário através da criação de um curso de Arduíno básico, ministrado a alunos do ensino médio da rede pública da cidade e graduandos da Universidade Federal de Itajubá, de modo a ampliar o conhecimento específico dos alunos sobre eletricidade, circuitos elétricos básicos e programação embarcada.

Metodologia:
O curso será composto por 3 aulas semanais, durante 2 semanas, totalizando 24h de curso, quando os alunos participarão de aulas expositivas com exemplos práticos e exercícios de fixação sobre o tema abordado durante as aulas teóricas, além de um material didático que será confeccionado para auxílio nas aulas teóricas e práticas sobre o Arduino, desde seu funcionamento interno até a sua programação. Pretende-se ofertar o curso em torno de duas ou três vezes ao longo do ano, de modo a atingir uma maior quantidade de interessados.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se que ao final do curso o aluno esteja apto a projetar e aplicar novos circuitos utilizando o microcontrolador Arduíno, além de ter uma maior familiaridade com circuitos elétricos e eletrônicos.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação ocorrerá de duas formas. A primeira será pela avaliação dos professores do curso de Arduíno (membros do PET) do desenvolvimento dos alunos participantes, bem como o conhecimento e autonomia que foi adquirido por esses na utilização do microcontrolador. A segunda forma será por meio da avaliação dos alunos participantes, no qual, após o oferecimento do curso, os participantes responderão a um questionário de avaliação do material, aulas teóricas e práticas.

Interpet 2021

Carga horária: 200 horas
Data de início da atividade: 18/01/2021
Data do fim da atividade: 31/12/2020

Descrição e justificativa:
O InterPET consiste na integração entre os grupos da Unifei por meio de palestras, dinâmicas, troca de experiências, e cooperações mútuas em projetos propostos pelos grupos da Unifei. Além do evento concentrado em um final de semana que anualmente é organizado por todos os grupos PET, propõe-se reuniões mensais, bem como a realização de mini Interpets organizados por dois grupos de cada vez e oferecidos para todos os PETianos. Por meio destas atividades, busca-se um melhor relacionamento dos membros de diferentes grupos, assim como parcerias para atividades futuras.

Objetivos:

  • Aproximação entre os grupos;
  • Divulgar os grupos e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos;
  • Integrar e formar parcerias entre os PETs;
  • Promover capacitação e novas experiências aos PETianos.
  • Permitir aos grupos se conhecerem melhor, tanto em relação aos membros quanto em relação aos trabalhos.

Metodologia:
Pretende-se realizar reuniões periódicas, no mínimo mensais, durante todo o ano com o intuito de comunicação entre os grupos PET, bem como para a organização dos eventos Interpet, mini Interpet e saber sobre possíveis dificuldades que eles estejam enfrentando. Alguns aspectos a serem discutidos sobre os eventos são: local, coffee break, cronograma de palestras, oficinas, minicursos e divulgação à comunidade UNIFEI através de cartazes, banners e redes sociais. Outra atividade que pretende-se organizar em conjunto com os demais grupos PET é a feira de profissões, onde pode-se mostrar para a comunidade quais cursos são oferecidos pela Unifei, o que se estuda, em que trabalha cada profissional, entre outros assuntos, de modo a atrair os jovens de Itajubá e cidades vizinhas a universidade. Além disso, pretende-se auxiliar outros grupos PET que estejam enfrentando algum problema na área de circuitos elétricos e eletrônicos, seja uma máquina que parou de funcionar, algum equipamento que queimou ou como é feita sua instalação e as demais vertentes relacionadas. Auxiliaremos com manutenções, reparos ou até mesmo com dicas, conhecendo assim um pouco mais sobre as atividades que eles realizam e criando conexões.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se com essa atividade promover uma maior integração sobre os PETianos, troca de experiências, conexões, cooperação, entender um pouco mais sobre as atividades que eles realizam e divulgação à comunidade da Unifei sobre o que é o PET e o que desenvolvemos. Além disso, contribuir para a comunidade como um todo, auxiliando os jovens a escolherem o curso desejado por meio da informação sobre o que nós estudamos, projetos que trabalhamos e o que podemos fazer, tanto da universidade quanto no mercado de trabalho.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação será feita através da constatação da participação dos membros e da comunidade na atividade, assim como da sua satisfação. Também serão observados os possíveis resultados concretos das parcerias e comunicações permanentes entre os grupos.

Workshop PET Elétrica 2021

Carga horária: 50 horas
Data de início da atividade: 04/01/2021
Data do fim da atividade: 31/04/2021

Descrição e justificativa:
O workshop PET Elétrica consiste em um evento com o intuito de divulgar o grupo, suas atividades e rojetos para o ano de 2021. Além disso, neste evento são divulgadas as principais datas e como funciona o processo seletivo, que tem por objetivo recrutar novos membros ao projeto.

Objetivos:

  • Divulgação do grupo PET e suas principais atividades, seus projetos para o ano de 2021 e planejamentos futuros;
  • Aproximar o grupo da comunidade acadêmica;
  • Informar os alunos de Engenharia Elétrica e Eletrônica sobre a data de inscrição e como funcionaria o processo seletivo.

Metodologia:
Aberto à toda comunidade, tendo como foco os alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Itajubá, serão realizadas palestras informativas organizadas e ministradas pelos próprios membros sobre os projetos e o processo seletivo, trazendo depoimentos de egressos, experiências vividas pelos membros e os efeitos de fazer parte do grupo PET. Por conta da pandemia, o workshop será realizado, novamente, de forma remota.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se com essa atividade a integração dos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica com o grupo PET, além de proporcionar o ingresso de novos alunos aos projetos. Da mesma forma, espera-se que as atividades do grupo sejam apresentadas e divulgadas por toda universidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação do evento será tanto pela participação dos membros quanto dos alunos participantes do workshop e sua satisfação. Assim como a imagem do grupo passada para a comunidade e o interesse de participação em nosso processo seletivo.